quinta-feira, 8 de julho de 2010

Vinhos

Olá amigas,
Hoje resolvi falar da minha bebida predileta…….VINHO……….


Até bem pouco tempo atrás a “loira gelada” era unanimidade entre os milhões de consumidores nacionais. A abertura dos mercados, a melhoria das relações comerciais e a estabilidade econômica, permitiu ao consumidor brasileiro uma oportunidade única de experimentar excelentes vinhos de todos os cantos do mundo a preços convidativos.
Basta a vontade de se reunir com amigos, parentes ou seu amor e desfrutar de momentos de alegria, satisfação e porque não dizer, de cometer os “pecados da gula”. A nossa grande vantagem em relação aos demais mercados é a de que como não temos tradição vitivinícola, podemos degustar uma ampla carta de vinhos, de diferentes países do mundo, sem culpa alguma de falar mal de um ou de outro.

Confesso que não entendo de vinhos mas deixo aqui algumas dicas referente à classificação e conservação do mesmo.

Os vinhos podem ser classificados por várias características, as principais são:

1-     Teor de açúcar
Secos
Demi-Sec
Suave ou Doce

2-     Cor
Vermelho
Rose
Branco

3-     Idade
A idade do vinho é medida pelo ano da colheita, devemos ter em mente que o vinho sendo mais velho não significa que é melhor já que se trata de um produto “vivo”.

Os vinhos brancos costumam ter uma vida mais curta do que os vinhos tintos. Vinhos brancos duram cerca de 2 ou 3 anos, enquanto um bom vinho tinto, pode durar várias décadas.


Seja por uma má elaboração, armazenamento incorreto ou simplesmente por uso indevido da rolha, o vinho pode apresentar em sua degustação aromas e sabores um tanto desagradáveis.
Os defeitos do vinho poderiam classificar-se em vários grupos segundo a origem. O primeiro englobaria todos aqueles que têm questões relacionadas à planta e ao seu cultivo.
O Segundo grupo associa-se a fatores e etapas do processo de elaboração. Desde o transporte da uva do vinhedo à vinícola até o engarrafamento, o vinho está exposto a múltiplos fatores que podem causar-lhe danos. Uvas em más condições, falta de higiene, substâncias químicas inadequadas, fermentações incorretas ou um mal armazenamento, influenciam no desenvolvimento e conservação das características do vinho.
Um terceiro grupo, seria originado por microorganismos do próprio vinho. Neste caso, o vinho não estaria apto ao consumo.
Seja como for, o vinho em más condições se reconhece, em termos gerais, por sua cor,  normalmente amarronzada , seu aspecto turvo, seu odor e paladar ácido, a mofo, viscoso, rançoso, amargo, desagradável ou azedo.

CONSERVAÇÃO:
Hoje em dia existem excelentes adegas climatizadas, algumas pequenas o suficiente para que você possa colocar em qualquer apartamento. Com uma adega climatizada você pode usar uma tabela de Safras e realmente guardar um bom Vinho por alguns anos (se a tabela de safras indicar que ele resiste a isso ).
Mas para quem não tem bolso, interesse, ou não quer ter mais um eletrodoméstico em casa como eu, seguem algumas dicas de como armazenar corretamente as garrafas de vinhos em sua casa, sem uma adega climatizada e para aqueles que querem manter vinhos por até no máximo seis meses.


§             Evite locais com possíveis trepidações, portanto escolha um lugar longe de motores (mesmo de geladeira).
§             Evite locais com cheiros, portanto esqueça a garagem, a lavanderia ou outros lugares onde possam surgir fumaça ou cheiros fortes.
§             Evite locais com muito calor, esqueça lugares próximos ao forno, a lava louça ou a máquinas de lavar.
§             Evite locais com muita luz, o ideal é um lugar fechado ou fundo o suficiente de forma  que a luz solar não entre, e a luz fluorecente também não incida.
§             Você tem que estabilizar ao máximo a temperatura, então busque um lugar relativamente fresco na sua casa.
§             Muitas casa tem um espaço debaixo da escada, próximo a sala, escuro, e longe de cheiro e calor. Este é meu lugar ideal, se você tem na sua casa, organize ele para guardar Vinhos.
§             Compre uma pequena estante ou aquelas armações próprias para garrafas de Vinho. Não deixe o Vinho no chão.
§             Anote em um pequeno caderno o que guardou e quando guardou.
§             Você não deve ficar mexendo nas garrafas o tempo todo. Só quando for usar.
§             Sugiro que você anote a posição das garrafas para pegar sem ter que checar cada uma.
§             Por fim, controle e não deixe nenhuma garrafa passar de seis meses.
§             Se você for guardar Vinhos Brancos, considere somente três meses para os brancos, por segurança. E lembre de gelar os Vinhos antes de servir.
Com estas dicas básicas você vai evitar jogar muitas garrafas fora. 

Portanto, se vai degustar alguma garrafa, escolha sem culpa, convide alguns amigos e apenas identifique o prazer de estar em boa companhia. 

Um comentário:

  1. Gosto de vinho...mas suave.
    Esta postagem vou mandar para minha sobrinha, que é amante de vinhos, e está se tornando conhecedora meeeesmo.
    Amei tudo.
    beijin
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails