segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia dos Namorados


Oi, pessoal! Que saudade do blog! Fiquei uns 3 meses sem postar. Como eu falei nos últimos posts, estou costurando muito, me dedicando ao que realmente amo fazer, porém o tempo é curto já que quanto mais as crianças crescem, mais a dedicação dos pais vai sendo exigida, trabalhos, provas, atividades extra curriculares, etc......
Bom, vim aqui pra falar do nosso jantarzinho do Dia dos Namorados, como o Nicolas está em época de provas bimestrais (a-do-ro, aff!) optei por um prato único,  prático e delicioso.
Comprei alguns porta velas em forma de coração vermelho para incrementar a decoração da mesa que levou ainda algumas flores colhidas pelo bairro (os meninos participaram desta atividade e amaram).





De entrada preparei vol-au-vent de beringela com molho de damasco. Modestias à parte, ficou em arraso.
No fundo coloquei creme de ricota, sobre este antepasto de berinjela , molho quente de damasco e pimenta rosa.
Aí vai a receita do Molho de Damasco.
125 gr. de damasco seco
1 1/2 xíc. de água
1 1/2 xíc. de açúcar  
1 colher (café) sal
60 ml conhaque
Modo de preparo:
Em uma panela coloque os damascos, a água e o açúcar. Leve ao fogo médio, deixe ferver e cozinhe por 5 minutos ou até os damascos ficarem macios. Retire-os do fogo. Bata a mistura dos damascos no liquidificador até obter um purê. Devolva  à panela e acrescente a pitada de sal e o conhaque, leve ao fogo mínimo e aqueça sem deixar ferver. Sirva quente.
O prato principal foi Risoto de Filé com pera e gorgonzola que ele amou.

Risoto de Filé com Gorgonzola e pera.

1 1/2 xíc. de arroz tipo arbóreo
75 gr. de queijo gorgonzola
1 pera não muito madura ralada
1/2 tablete de manteiga
sal a gosto
400 gr. de filé
1 xíc. de vinho branco seco
pimenta do reino a gosto
250 ml de caldo de carne
1/2 cebola picada.

Corte o filé em cubos. Aqueça metade da manteiga e refogue o filé, mexendo, até começar a dourar. Junte sal e a pimenta e misture.
Coloque metade do vinho na carne. Misture, tampe e deixe em fogo baixo durante todo o preparo do arroz. Refogue a cebola no restante da manteiga até murchar. Misture o arroz sempre mexendo, junte o vinho restante e adicione caldo até cobrir o arroz. Vá acrescentando mais caldo aos poucos até o arroz ficar al dente, acrescente as peras e o gorgonzola, deixe cozinhar um pouco mais e desligue o fogo. Quando o arroz estiver quase pronto, aumente o fogo da panela da carne. Logo que levantar fervura misture a carne ao arroz, antes de servir acrescente o queijo parmesão.

Servi ainda uma salada de agrião com carambola e lascas de parmesão. 

De sobremesa comprei docinhos prontos no colégio dos meninos pra ajudar na formatura do pessoal do 9º ano.


Escolhemos um bom vinho pra ocasião e pronto. Estava feita a festa! Sem muita frescura, sem muito estresse, sem quase nenhum trabalho.
Não precisamos ser consumista. Dá pra ser romântica e caprichosa sem exagerar nos gastos não dá? Dá, sim. E vale a pena, pois a vida é muito curta e tem que ser vivida com toda intensidade.
Um beijo e até a próxima.

Um comentário:

  1. Minha amiga Andréa.... estou amando seu blog! Parabéns pelos trabalhos, todos lindo!Estou curiosa para os próximos post....rs beijo grande e saudade, Fabiana Oliveira.

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails